3.11.07

A derrota de 1932 e o pentacampeonato rubro-negro

Quem diria! A história se repete de forma didática. Bom para a meninada que anda estudando golpes e revoluções. Em 1932, um grupo de paulistas inventou um golpe constitucionalista e acabou sendo fragorosamente derrotado pelo Brasil em todas as frentes de batalha. Até hoje, os paulistas de tanto repetir a mentira, comemoram com pompa e circunstância a derrota como se ela vitória tivesse sido. Em 1987, aliado dos rubro-negros no clube dos 13, os paulistas do São Paulo Futebol Clube, perderam e reconheceram que o quarto título nacional era do mais querido do Brasil. Cinco anos depois, em 1992, o Flamengo volta a vencer e se torna penta-campeão. Agora os são paulinos voltam a usar a estratégia do engôdo de 1932. Se preparam para repetir que penta campeão são apenas eles. O 9 de julho de 1932 só é comemorado na casa dos paulistas, o inédito (sic) título são paulino também. Os paulistas não aprenderam que a história não se apaga. O primeiro penta campeão é o mais querido do Brasil, o resto é choro e o choro é livre.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem disputou a Libertadores em 1988? Flamengo por acaso ou Sport Recife?


O São Paulo disputará a libertadores de 2008? Sim. Óbvio, foi campeão brasileiro.

E tem mais uma coisa.Além disso, acabou aquela historinha de só o Flamengo é penta: primeiro, tem que perguntar ao Sport quem foi campeão em 1987 e depois e daí que tenha sido o primeiro, só reflete a decadência do Flamengo. Suspostamente desde 1992 é penta, portanto faz mais de 15 anos que nunca mais chegou perto. Já o São Paulo tem crescimento meteórico e o aproveitamento nos brasileiros e libertadores é espetacular.

Reconheça amigo, Flamengo morreu para campeonatos brasileiros em 1992. Lanço um desafio : NUNCA MAIS O FLAMENGO SERÁ CAMPEÃO SE O CAMPEONATO BRASILEIRO FOR POR PONTOS CORRIDOS. QUERO VER VOCÊ CONSEGUIR CONTESTAR OU APRESENTAR QUALQUER ARGUMENTO CAPAZ DE REPATER MEU DESAFIO.

Patrick disse...

Quando é que o São Paulo vai disputar a final com Coritiba? Ou será que vai ser um triangular, incluindo o Bragantino (talvez o Bahia)? Estapafúrdia a minha pergunta? Não menos esdrúxula do que a idéia de que o Flamengo não foi o campeão de 1987.

Anônimo disse...

O 9 de Julho é comemorado em São Paulo, assim como a Revolução Farroupilha é comemorada apenas no Rio Grande do Sul. Talvez o blogueiro tenha profundo respeito pela ditadura Vargas e ojeriza à vitória política do movimento, que culminou com a promulgação da Constituição em 1934.

Quanto ao suposto título do Flamengo, o clube deveria ter exigido a taça em 92. Agora mendiga o troféu por vias tortas, já que no campo o time não consegue nenhuma conquista de valor há quinze anos.

Mas, tudo bem. Os flamenguistas terão mais alegrias no 1º semestre de 2008, quando vencerem o empolgante campeonato estadual, numa final com o glorioso Itaperuna, após disputar - o quê? - umas cinco partidas.

O choro é livre.

Anônimo disse...

Mas que tristeza ver todos meus amigos flamenguistas nessa discussão onde se usam argumentos estapafurdios. O que a paixão pelo futebol não faz...

O Flamengo é tetra-brasileiro e legítimo campeão do módulo Verde da Copa União de 1987. E é isso.

Agora, o erro foi, em 1987, esperar ganhar o módulo Verde para então decidir não jogar contra o Sport. Desculpem, mas é coisa de moleque e de time sem confiança.

Como todos sabemos, para toda decisão de moleque há uma conseqüência nada agradável. O Flamengo pode comemorar sozinho seu título de 1987, mas o fato é que ninguém mais irá reconhecê-lo como tal, ainda mais agindo dessa forma prepotente.

Triste mesmo ver um time se apegar a isso tanto tempo depois e sem nunca ter ficado com posse eterna da taça de penta como o São Paulo agora, legitimamente e sem questão de dúvida alguma, ficará.

O pior cego é aquele que não quer ver.

Anônimo disse...

Patrick, a idéia pode até ser estapafúrdia, mas era a regra que foi colocada no INÍCIO da Copa União.

Esperar o término do campeonato e aí então recusar-se a seguir a regra... tentar mudar a regra no meio do jogo é coisa de moleque.

Tira essa roupa vermelha e preta que vocês não merecem vestir.