Getúlio Vargas chegou ao poder via o movimento tenentista que tinha o apoio de São Paulo. Em 1932, antes do dia nove de julho, Getúlio Vargas marcou data para a nova Constituinte. Os paulistas que haviam programado o golpe para 14 de julho com o intuito de pegar carona na queda da bastilha francesa tiveram de se apurar. Com a Constituinte marcada o golpe perdia a razão de ser. Os barões do café desconsideraram a data da nova constituinte e foram às ruas... deu no que deu.
No futebol, em 1987, quem presidia o clube dos 13 era nada mais nada que o então Presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar. O Clube dos Treze reunia os 13 times de maior torcida do País, (Flamengo, Palmeiras, Vasco, Corinthians, São Paulo, Internacional, Cruzeiro, Grêmio, Santos, Botafogo, Fluminense, Bahia e Atlético) e mais três convidados (Goiás, Santa Cruz e Coritiba). Por unanimidade o clube dos 13 reconheceu que o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro do ano de 1987. Agora, 20 anos depois, as vaidades e veleidades tricolores emergem à tona. Como diria meu avô, faltou fio de bigode nessa história. Como deixei claro... o choro é livre. Nos gramados brasileiros ficou grafado: o primeiro penta campeão da terrinha é o Flamengo.
Dado histórico 1: Em 1987 quando tudo parecia definitivamente encaminhado entre o clube dos 13 e a CBF, a Confederação Brasileira decidiu alterar o regulamento, pressionada politicamente, durante a competição. Criou um quadrangular final entre o campeão e vice dos módulos verde e amarelo, de onde sairia o campeão brasileiro de 1987. Em maio de 1988, a CBF anunciou o Sport e Guarani como campeão e vice de 87. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Inter se recusaram a disputar o quadrangular acochambrado. Na época, o presidente do clube pernambucano Homero Lacerda foi além: "de acordo com um artigo do CND, o clube que abandona uma competição deve ser rebaixado. Se for cumprido, Flamengo e Inter devem cair". Nada disso aconteceu.
Dado histórico 2: O Flamengo foi campeão com 24 pontos, o São Paulo chegou em sexto com 17 pontos. Outra discussão que alimenta a rivalidade dos torcedores paulistas é se Flamengo e Internacional não foram campeão e vice, como Santos e Corinthians que terminaram nas últimas posições não mereceram o rebaixamento?
Favor não brigar com os fatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário