7.11.06

Quem tem medo de Emir Sader ?

Esse é o título de uma coluna escrita pelo jornalista Rui Martins sobre a condenação do cientista político Emir Sader. Rui Martins pergunta: "Seria Emir Sader assim tão perigoso? Seu verbo inflamado seria tão subversivo a ponto de justificar o corte simbólico de sua língua, para que o exemplo assuste outros tantos e leve o pouco que resta de jornalistas críticos e não comprometidos com seus patrões, por necessidade econômica ou sabujismo, a se moderarem em suas análises e denúncias?" ... e segue:
"Paradoxalmente quando a grande imprensa, inconformada com a derrota, espalha haver um plano para amordaçar a imprensa, é um intelectual de esquerda o punido, e com o requinte da pena máxima."
..."Qualquer jornal ou revista aqui na Europa (Rui martins escreve de Berna, Suiça) teria colocado a condenação de Emir Sader na pauta. Pela singularidade da pena e pela importância do condenado, num momento em que intelectuais e ideólogos se tornam coisa rara no Brasil. Porém, a grande imprensa brasileira é unilateral, seu compromisso é outro, ao mesmo tempo que desfruta de uma hegemonia e de um monopólio resultante da inexistência de uma imprensa concorrente de esquerda."
..."Emir Sader não é um caso isolado. Em todas as redações existem outros Emir Saders auto-amordaçados para não perderem seu emprego. Não há ameaça do governo em limitar a liberdade de imprensa. A liberdade para se criticar, denunciar, comparar, falar de outros modelos culturais e políticos já não existe há algum tempo. Não ditada pelo governo, mas pelos grupos que controlam a imprensa brasileira. E essa a razão da força da imprensa alternativa editada por numerosos sites livres na Internet."

Bué
- as perguntas ficam: porque até agora os colunistas e blogueiros da grande imprensa continuam calados?
Será que estão recebendo algum a mais para não escrever sobre a pena de Emir Sader?

4 comentários:

Anônimo disse...

ê coleguinhas calhordas...

Anônimo disse...

o lula precisa andar logo com essas medidas favorecendo a imprensa independente. porque esta que nós temos cada vez me dá mais asco. e nem tanto pelos patrões, mas pelos capachos que os lambem diariamente por 30 dinheiros.

Anônimo disse...

precisamos de mais gente decente publicando o que pensa, se possível por outros meios além dos jornalões. não dá mais pra aguentar Eliane Catamoeda, Clóvis Bosta e Merdal Pereira.

Anônimo disse...

Nem todos os blogueiros estão calados, meu caro Nelson.

A Cora Rónai, editora d'O Globo, disse que não vai assinar o manifesto simplesmente porque concorda com a condenação. (http://cora.blogspot.com)

Essa mesma Córa é useira e vezeira em chamar o presidente de vagabundo, bêbado e corrupto.