15.3.07

Sem plumas, sem penas e sem maquiagem

O imprensalão publicou a notícia e por ora não comentou:
"A experiência acumulada mostra que o Estado brasileiro, ao longo das últimas décadas, não deu respostas (para os problemas da educação). Houve a universalização do ensino, mas não houve um acompanhamento da melhoria da qualidade da educação. Então, estamos entre os piores do mundo". Presidente Lula.

Se o imprensalão e a intelectualidade tupiniquins permanecerem
em silêncio vai ficar claro a estreita cumplicidade deles com a política irresponsável dos governos antecessores. O silêncio, neste caso, é sinônimo de mea-culpa. A fala do presidente Lula trouxe à tona de uma vez o desmanche do ensino público, a abertura dos portos para o grande negócio das escolas particulares, a política de alfabetização de adultos a "la mobral" - tudo feito para engabelar. Na área da educação todos os programas, medidas e intenções bem que poderiam fazer parte de um pacote intitulado "me engana que eu acredito". Os graves e velhos problemas da educação brasileira emergem de vez para tirar a máscara da elite perfumada e letrada que sempre cantou de galo sobre o que era bom e era ruim para os filhos do brasileiro médio, remediado e pobre. Essa elite letrada que sempre fingiu que procurava o bem, nunca o procurou.
Por ironia do destino teve Dona Lindu que parir mais um nordestino, menino retirante, jovem operário e candidato iletrado para que, de cima da ponta do iceberg, ele finalmente revelasse aos quatro ventos em uma cerimônia oficial que estamos na merda a décadas por culpa dos de cima, dos senhores-doutores de uma sociedade de castas que de tudo fizeram para que andassemos sem sair do lugar.
Estamos entre os piores do mundo...ou não é bem assim?

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Mais uma vez convidamos os amigos que acessem o DESABAFO PAÍS(http://desabafopais.blogspot.com), o jornalismo independete mostrando o Brasil sem retoque. Leia hoje: 1)Sarney quer um Maranhão só pra ele; 2)Emissora da igreja Universal transforma a vida da Globo num inferno; 3)Mais 122 milhões para farra dos deputados e muito mais. Acesse e divulgue. Um abraço, Daniel.