5.5.06

Um Fracasso Neoliberal

A crise política criada pela nacionalização das refinarias na Bolívia é uma das grandes evidências da reversão da hegemonia neoliberal no continente. Na lógica geral do movimento, o projeto de desenvolvimento do gás boliviano estava ancorado no desenvolvimento do mercado brasileiro, com risco assumido integralmente pela Petrobras. O objetivo, como lembra Ildo Sauer, diretor de Gás e Energia da Petrobras, era o de “viabilizar a monetização de reservas” que foram apropriadas por algumas empresas, a partir de acordos com o ex-presidente boliviano Gonzalo Sánchez de Lozada. Progressivamente os recursos da estatal boliviana YPFB tornaram-se recursos privados das multinacionais. Por Maurício Dias.

Um comentário:

Anônimo disse...

PROTESTO...

Além de Corrupto, o Lula é Entreguista, Fraco, Frouxo, Mole, Traidor, Medroso e Covarde ao aceitar a posse de nossa estatal pelo Boliviano (Evo Morales)...O que mais me parece é que, lula vendeu a filial da petrobrás (por baixo dos panos)aos bolivianos. Isto é um crime de lessa-pátria, o pior é ver os brasileiros abobalhados de boca calada e o mais vergonhoso ainda é a Mídia e os poderes representativos do povo (Legislativo e Judiciário), sendo coniventes e omissos com as ações desse desgoverno Lula.

* Se o FHC, foi chamado de vendilhão da pátria por ter privatizado empresas brasileiras, como deve ser chamado o Lula? Se este aceitou com naturalidade, a posse (tomada) de nossa filial petrobrás por Evo Morales?

Seus "idiotas" brasileiros, REAJAM, não é só o petróleo que é nosso, o BRASIL e a PETROBRÁS Também.