20.5.06

Dez anos depois

Enquanto conservadores e neoliberais ainda buscam a salvação em bóias salva-vidas com inscrições "possibilidade Simon", "reavaliação Serra", "via Cristovão", o titanic tucano vai inclinando vagarosamente em direção ao fundo do mar.
Hoje já não é mais possível tapar o sol com a peneira. O presidente Lula está reeleito e isso não é uma comemoração, são os números (48% Lula a 19% Alckmin Carandiru), é o querer da maioria dos brasileiros, um fato.
Isto posto, por que não resgatar - como dizem os baianos: " a primeira e já tradicional" mexida na constituição brasileira a favor do presidente da hora? A manobra - inaugurada com FHC - seria realizada naturalmente mais uma vez. Com a mexida, a constituição brasileira daria um novo mandato de 8 anos ao futuro presidente, sem direito a reeleição. Muito justo. Tenho certeza que não faltará nem espírito democrático, nem vontade política. Assim foi em 1996, assim será dez anos depois.
Aos sempre atentos colunistas, blogueiros, cientistas políticos e ex-cineastas amigos do tucanato restaria montar confortavelmente, em Nova Iorque ou Miami, um governo "gusano" no exílio e todos viveriam felizes para sempre.

Nenhum comentário: