18.4.06

E a Lei Falcão ressuscitou...30 anos depois.

Para os mais novos o título dessa postagem é quase grego. A lei Falcão (batizada em homenagem ao ministro da justiça do regime militar Armando Falcão) nasceu em 24 de junho de 1976. A lei determinava que, na propaganda eleitoral, os partidos se limitassem a mencionar a legenda, o currículo e o número de registro do candidato na justiça eleitoral, e a "liberdade" de divulgar, pela televisão, sua fotografia.
Agora, 30 anos depois, a lei Falcão volta pelas mãos da oposição tucana e pefelista que não se conforma com a insistência que os eleitores brasileiros têm de eleger Lula mais uma vez presidente.
Os senadores, maioria oposição, aprovou uma minirreforma eleitoral onde - fora as medidas para conter os gastos de campanha - os programas eleitorais são fatalmente atingidos. Eles - mais uma vez serão censurados e não poderão ter imagens externas nem a participação de outras pessoas. As campanhas serão resumidas ao candidato, ao estúdio e à câmera.
A mesma estratégia foi usada quando da eleição de Fernando Henrique em 1994.
A história mostra que depois de ser derrotado em 1989 para Collor, o então presidente do Partido dos Trabalhadores Lula fez uma
ampla viagem pelo Brasil batizada de "Caravana da Cidadania". A intenção era mostrar o Brasil aos brasileiros. Seu adversário FHC tinha a promessa do então recente e promissor plano Real e mais nada. Segundo a inteligência tucana o plano real era pouco.
Logo eles criaram uma versão da lei Falcão: modificaram os programas de tv e como hoje, proibiram a utilização de imagens externas (leia-se imagens da Caravana da Cidadania).
FFHH eleito e constituição garfada e modificada para criar a reeleição. A lei Falcão tucana por sua vez se desfez e FFHH pode mostrar em 1998 o que realizou pelo Brasil nos seus 4 anos de administração.
Hoje, mais uma vez querem roubar no jogo. Apoiados pelo silêncio da grande imprensa e batendo repetidamente na tecla da moralização, os tucanos e pefelistas já tentam mais uma vez o velho golpe...focando as realizações do governo Lula. A propaganda comparando os oito anos dos governos tucano e o único mandato de Lula mal entrou na tv e já incomoda.
Se ressuscitarem a lei Falcão não será mais possível ficar parado.
Será que o brasileiro terá de se armar (o espírito) para defender seus direitos?
Censura nunca mais!

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que qualquer partido pode influenciar a justiça e obriga-la a retirar da midia uma propaganda eleitoral indevida?
Não é a justiça quem define se a propaganda afeta ou não o direito das pessoas?
Será que o PFL e o PSDB conseguiriam manipular a justiça eleitoral para ela tirar "por sacanagem" uma propaganda do PT do ar?
Não será que há algum uso indevido e manipulação de numeros como certos sites divulgam por ai?
Por exemplo, comparar o valor do Salário Minimo em dolar da epoca do apagar do governo anterior (quando o dolar disparou devido ao receio internacional de um governo do Lula) com o dolar desvalorizado atual não é manipulação indevida da informação?