12.3.06

Os melecas II

Nada como o dia seguinte. Veja bem, apesar do resumo dos jornais do dia de ontem ter sido publicado pela Radiobrás (como sempre) a postura dos blogueiros e colunistas melecas em nada mudou. Hoje nenhum deles, da mídia carioca ou paulistana, se atreveu a comentar a pesquisa JB-IBPS. Deve ter sido falta de atenção ou então eles se utilizaram do mecanismo de construção de uma falsa notícias só que dessa vez às avessas. O jogo é rápido: na construção de uma falsa notícia, primeiro inventa-se a mentira, comenta-se a mentira, ouvem-se pessoas diretamente interessadas na mentira e finalmente quando a mentira vira verdade tem direiro a mais manchetes, comentários abalizados, opiniões fundamentadas e enquetes do tipo - você concorda? Simples e direto. No caso da pesquisa do JB-IBPS se fez o contrário: não se comentou, não se publicou, não se repercutiu. A notícia tende a morrer na praia já que esse é um país de pouca leitura (não vendemos 4 milhões de jornais). A manobra do abafa tem a finalidade de não atrapalhar o interesse dos melecas do andar de cima. Terça-feira os tucanos descem do muro (parece) e o que menos importa é revelar agora que Serra caiu, Geraldo se mexeu pouco e que Lula abriu mais pontos entre sua reeleição (caso seja candidato) e o tucanato. Nada é de graça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Nelson, essa pesquisa é furada.Você mostra que a pesquisa aponta que Lula gnaha(e bem) para Serra e Alckimin no 1º turno. Só que a empulhação da pesquisa não está nesse cenário. A aberração está no cenário do 2º turno, onde Serra aparece na frente de Lula, e Lula tem uma diferença de 6 pontos em relação a Alckimin, quando pela pesquisa Datafolha, mostrada há menos de 20 dias, Lula poderia até ganhar pra Alckmin no 1º turno. Uma pesquisa dessa não é séria, foi bom ninguem repercutir, ainda que a pesquisa aponte que Lula foi melhor que FHC, só que só um cego não enxerga isso, não é preciso pesquisa pra constatar essa realidade.


Gilvan

gilvanfreitas@blk.nlink.com.br

Nelson R.Perez disse...

Meu caro

Os números, neste caso, são o que menos importam. Que se diga o que vc disse, que se meta o pau no instituto, na metodologia. O que não se pode fazer é deixar passar em brancas nuvens. Veja bem, a pesquisa por telefone vale apenas para medir o humor. A que foi encomendada pelo psdb foi divulgada pelo Noblat, comentada por um outro beltrano...e tudo fora da lei pois ela nnao estava registrada. E essa ? nada !
Assim não vai dar certo. Veja bem, não temos nenhum anjo por detrás das teclas dos blog e das colunas profissionais. O momento é delicado.
Até quarta-feira é melhor falar em Iugoslávia, em futebol... essa é a carta da vez. Saudação.