11.12.05

Governo x Governo - Oposição x Oposição

O pouco que se escreveu e o muito que se murmurou neste sábado deu um paninho para manga. De cara vamos deixar claro que a atitude golpista da oposição é real. Eles bem que andam tentando. Mas deixando a diferença entre intenção e gesto de lado vamos olhar os governos e as oposições dos últimos 11 anos. Este governo e o passado, esta oposição e a anterior.
Fora do poder as oposições foram inconsequentes em muitos momentos, irresponsáveis em vários deles e raivosas grande parte do campeonato. Entre elas a diferença pesa contra a tucana que já tinha sido governo. Isto é fato. Logo, para quem teve uma experiência anterior é maior a responsabilidade de saber se portar como oposição, inclusive para não ser recorrente na tecla da reclamação de "raivosa", um tipo de oposição que ao longo do período tucano, era uma exclusividade da esquerda nacional. Pode ser que tenha acontecido mas eu não me recordo de ter lido palavras petistas jurando ser uma oposição construtiva. Já os tucanos usaram a expressão como palavra de ordem pós a derrota eleitoral de 2002. E como estamos acompanhando, palavras que rapidamente foram esquecidas e se transformaram no maior erro histórico de uma oposição no Brasil. O débito deste confronto direto foi purgatório para o PT e inferno para o psdb. Sem perdão.

Segundo embate: ambos agora são governo.
A história me leva a tocar outra vez na mesma tecla: os tucanos que emplacaram um segundo governo a custo duvidoso e suspeito tinham motivos de sobra para nadar de braçada. Na hora do vamos ver, de forma assustadora e avassaladora lotearam Brasília e as empresas privatizadas . Foi um verdadeiro descalabro. O PT no poder bem que tentou dar o troco mas apenas se lambuzou e acabou produzindo uma pequena bombinha junina frente ao show de fogos de artifício que foi o arraial tucano.
O nhém nhém de caixa 2, desvio de dinheiro, superfaturamento, apadrinhamentos...um vale de lágrimas rolou feito cachoeira durante os anos FH, foi de "dar gosto".
Ó e veja bem... longe de mim qualquer rancor. Não é nada pessoal mas a farra do boi tucana foi bem superior a petista e isso também é fato - o PT nessa não conseguiu se superar mesmo se a gente levar em conta que de 1993 ao final de 2002 nada foi investigado...nadinha.
Então, postos ali na balança, cara a cara, no bola ou bulica se a opção à reeleição não vier de dentro da própria esquerda tenha duas certezas meu caro: o Brasil vai as ruas contra o golpismo venezuelano que isso é vergonhoso e em seguida vamos às urnas, votar 13, porque antes de outubro chegar, do jeito que vai o andor, uma luta de classes nada anacrônica vai estar rondando a porta das nossas casas.

nota: É bom deixar claro mais uma vez que só não houve impedimento porque o povo não concordou, não foi para a rua, a intenção de golpe era apenas um movimento de elite.

Nenhum comentário: